sábado, abril 09, 2005

“Perdoar Helena” – Teatro Taborda



Há um encenador que horas antes da estreia cancela o espectáculo e abandona a actividade. Há um actor cuja vida rola sem regresso. Há a migração clandestina detectada dentro dos textos do teatro grego, uma verdadeira infiltração. As Tragédias estão cheias de estrangeiros que chegam de toda as parte: mensageiros, amas, serviçais, transeuntes, jovens guerreiros, campesinos… Há a última viagem dos grous pelos céus do sul. O mundo, o nosso mundo, quando se move parte em busca de quê?

“Perdoar Helena” de José Tolentino Mendonça é uma peça para três actores. Dois homens, um encenador e um actor, e a imagem onírica de Helena de Tróia.
Helena é mesmo o ponto fulcral da conversa dos dois homens. A sua beleza, tantas vezes descrita nos textos clássicos gregos, foi o que desencadeou a Guerra de Tróia. Ao longo da peça podemos ouvir falar de Eurípides, Sófocles, nos textos “As Troianas”, “Antígona”, “Ilíada”, “Rei Édipo”, “Oresteia”, “Medeia” entre outros, todos tendo por base a imagem de Helena, com uma caracterização negativa.

Esta não é uma peça de fácil compreensão. O texto, apesar de ser lindíssimo e com grande musicalidade, não é de todo fácil para o espectador absorver.
A encenação, a cargo do meu antigo professor de teatro Marcos Barbosa, sobressai pela simplicidade: dois bancos, uma mesa, um círculo no qual os dois actores se movimentam. Do lado esquerdo podemos ver Helena, rodeada de vidro e sentada numa mesa de mistura de som e luz. É ela que “comanda” o princípio e o fim de cada cena, a dosagem da música e por vezes paira como que um fantasma por volta dos actores.

Procura-se pensar o significado e os limites da responsabilidade pessoal no destino da cidade; como se articulam culpa do indivíduo e culpabilização social; e, sobretudo, como a procura da justiça nos deixa muitas vezes perante interrogações que não têm apenas uma resposta.

8 Comments:

Blogger ervilha said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

9:54 da tarde  
Anonymous julio said...

ah eu gostei. não percebi muito bem tudo. mas do que ficou, deu frutos. (:

12:24 da tarde  
Anonymous jul said...

ah, e eu não a perdoo!

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Tenuate dospan suppliers to europe Ambien pay by cod Soccer player pictures

5:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »

1:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info http://www.timeshare6.info/camping-honfleur.html Camping sites california Jamison mattress company vigil modafinil air purifier Earmuff headphones lancaster perfumes friesland boating mcse networking essentials online training generic percocet description

10:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... »

12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work film editing schools

3:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home