sábado, abril 02, 2005

“Spanglish” (2005), James L. Brooks



Lost in Translation

A identidade cultural é cada vez mais importante nos dias de hoje pois as barreiras culturais entre os diversos países têm vindo a esbater-se.
Este filme trata essencialmente disso, da nossa própria identidade e da linguagem (linguagem aqui não só no sentido de língua mas de toda uma série de comportamentos) que cada um de nós tem.

Flor Moreno (Paz Vega) é uma mexicana que decide emigrar com a sua filha para a América do Norte, mais precisamente para Los Angeles, à procura de melhores condições de vida. No entanto espera uns anos para realizar tal viagem pois pretende que a sua filha ganhe as raízes culturais da sua terra natal uma vez que acha isso extremamente importante.
Quando decide finalmente partir, Flor é contratada para trabalhar como empregada pela família Clasky (Adam Sandler e Téa Leoni).

Os problemas começam quando duas diferentes culturas e valores entram em colisão.
Numa família em que a esposa é uma neurótica à procura de segurança, o marido um chef bastante conceituado mas descontente com a vida, a filha uma adolescente com falta de auto-estima e a sogra uma alcoólica, Flor sente-se ainda mais um ser estranho e alienado daquele mundo.

O mais interessante deste filme consiste no facto da narração ser feita pela própria filha da protagonista, quando esta escreve uma carta para ser aceite na universidade.
É interessante vermos Flor a integrar-se num universo que lhe é estranho e vermos tudo o que a rodeia pelos seus próprios olhos.
Paz Vega cria maravilhosamente a sua personagem e consegue iluminar com a sua beleza latina qualquer cantinho do filme.

O que falha em "Spanglish" é a sua duração e a exaustão com que certos temas são tratados. Muitas vezes a narração parece que estagna para voltar atrás em explicações intermináveis de assuntos que já foram anteriormente tratados.
É um filme simpático sobre os problemas de expressão que todos nós enfrentamos diariamente não só com pessoas que falam uma língua diferente da nossa. Muitas vezes comunicar com alguém que fale a mesma língua que nós é bastante mais complicado.

* * *

4 Comments:

Blogger gonn1000 said...

Uma boa surpresa...Esperava uma comédia banal e afinal até é um bom filme. Ainda bem...

Gostei do blog :)

6:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Wrestle crap forum Vitamin c kidney Niagara fitness wholesale coach brand shoes and handbags saab radio code Wedding invitations hearts vitamin c content fruits vitamines liquides prix internet roulette

10:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Cvs severe allergy med. caplet culinary schools in san fransico Land rover discovery sub woofer

4:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... »

9:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home